Enter your keyword

Jabuti Tinga e Piranga: Tudo sobre os jabutis de estimação do Brasil

Jabuti Tinga e Piranga: Tudo sobre os jabutis de estimação do Brasil

Jabuti Tinga e Piranga: Tudo sobre os jabutis de estimação do Brasil

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente está em busca de mais informação a respeito do Jabuti Tinga e/ou Jabuti Piranga, e não há lugar melhor para encontrar a informação que você procura sobre seu animal que o portal Meu Filhote BR, um site que não só foca seus esforços em construir uma base informativa sobre cada animal de estimação, como também cria e representa os melhores criadores do Brasil e do mundo, buscando animais de alta qualidade, criados com consciência e responsabilidade visando sempre o seu melhoramento genético. É essa busca incansável que torna o Meu Filhote BR a empresa número 1 no Brasil em criação e exportação de filhotes dos mais variados tipos, e sem dúvida o melhor lugar para encomendar o seu.

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Tudo sobre Jabuti Tinga e Piranga

Os Jabutis são um dos animais de estimação mais fantásticos que existem pelo mundo. Além das suas características físicas adoráveis e a facilidade de criação, esse é um pet exótico que passa de geração para geração, tendo sua estimativa de vida média nos 100 anos.

Jabuti ou jaboti (do tupi iawotí) é a designação vulgar, utilizada no Brasil, para duas espécies de répteis providos de carapaça, exclusivamente terrestres, nativos da América do Sul, do gênero Chelonoidis, da ordem dos quelônios, da família dos testudinídeos. As duas espécies de jabuti distribuídas no Brasil são a Chelonoidis Carbonaria (jabuti-piranga, o mais comum) e a Chelonoidis Denticulata (jabuti-tinga). A fêmea dos jabutis é chamada jabota.

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Habitat natural e distribuição:

São encontradas duas espécies de jabuti no Brasil, com ampla distribuição:

  1. jabuti-piranga (Chelonoidis Carbonaria), distribuída em estados do Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Esta espécie prefere áreas abertas e bordas de matas, mas pode ser encontrada no interior da Mata Amazônica, Mata Atlântica, na Caatinga e no Cerrado.
  2. jabuti-tinga (Chelonoidis Denticulata), menos comum, distribuída em estados do Norte, Nordeste e Centro-oeste. Esta espécie prefere florestas tropicais densas, como a Mata Amazônica, porém raramente pode ser encontrada em áreas mais abertas.
Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Características físicas:

São animais que possuem casco convexo — carapaça bem arqueada — e pernas grossas e adaptadas à vida terrestre. A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Funciona como uma caixa protetora na qual o animal se recolhe quando molestado. É revestido por escudos (placas) córneas. Os jabutis podem chegar aos 70 cm de comprimento aos 80 anos. Sua expectativa de vida é de 80 anos, porém, havendo registros de animais alcançando 100 anos.

A carapaça do jabuti é preta e possui um padrão em polígonos de centro amarelo e com desenhos em relevo. A cabeça e as patas retráteis são de um tom de preto fosco, com manchas vermelhas, ou amarelas, a depender da espécie. O plastrão é reto ou convexo nas fêmeas e côncavo nos machos, justamente para encaixarem nas fêmeas por ocasião da cópula. Os jabutis não possuem dentes. No lugar deles há uma placa óssea que funciona como uma lâmina.

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Hábitos comuns e alimentação:

Possuem hábitos diurnos e gregários (vivem em bandos) e passam o tempo em busca de alimento, podendo percorrer grandes distâncias. Eles são onívoros, e uma alimentação equilibrada deve ter folhas e legumes; frutas e proteína animal. Em cativeiro os Jabutis podem ter sua dieta complementada por 50% de ração canina de boa qualidade. A ração pode ser umedecida com água para amolecer, o que é importante na alimentação de filhotes. O restante da dieta deve conter frutos variados (uvas, bananas, pera e maçã) e verduras (couve e almeirão). Também pode ser oferecido, ocasionalmente, carne moída crua e ovos cozidos. Por outro lado, nunca oferecer leite ou derivados, que não são digeridos pelo animal. É importante também um suprimento de cálcio, que pode ser fornecido pela farinha de osso ou osso de sibá.

Os jabutis podem virar caso tentem cruzar algum obstáculo e é comum os machos virarem durante a cópula. Nesse caso, sem ter como se desvirar, o animal pode morrer. Os jabutis precisam de água fresca para viver, e não apenas a água dos alimentos. Por serem exclusivamente terrestres, e sem capacidade de nadar, a morte por afogamento infelizmente é muito comum quando não há cuidado do tutor.

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Como diferenciar o Jabuti Tinga do Piranga?

O biólogo Ronaldo Morais da Silva responsável pela manutenção e conservação do BioParque Macuco, explica as diferenças entre as espécies de Jabutis encontrados em território brasileiro.

Curiosidades na diferenciação

Jabuti Piranga: Os machos são maiores que as fêmeas, podem pesar entre 6 a 12 kg,se reproduzem na primavera/verão, vivem em torno de 80 anos. Atingem a vida adulta entre 5 e 7 anos, onde começam a ter seus filhotes,que demoram entre seis a nove meses para nascer,a fêmea põe por vez no mínimo, 6 ou 7 ovos.

Jabuti Tinga: Os machos são menores que as fêmeas (eles podem ter até 40 cm,e elas até 70), o peso, maturidade sexual, época de reprodução, idade e número de ovos,são praticamente os mesmos do Piranga.

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

A reprodução

O acasalamento dos jabutis ocorre a partir do 6 anos, quando os machos brigam entre si para disputar uma fêmea, batendo os seus cascos uns nos outros e dando mordidas, muito raramente estas brigas causam graves feridas.

No processo de acasalamento os machos vocalizam um som característico, porém não é sempre que a fêmea aceita o macho vencedor, sendo aconselhável manter vários machos para várias fêmeas.

O macho fica sobre a fêmea e introduz seu pênis na cloaca dela, neste processo demorado o casal pode acabar caminhando encaixados, e como o macho deixa o pênis em contato com o solo é importante que este não seja cimento ou qualquer tipo de chão abrasivo, pois pode acabar causando graves feridas.

A postura dos ovos

A fêmea cava um buraco na terra e bota seus ovos que dependendo de cada jabuti piranga podem ser de 1 a 15 ovos.

Neste momento o macho deve ser separado da fêmea, pois quando as fêmeas estão cavando o buraco e sentem dificuldade elas urinam na terra para facilitar a cavação, o odor da urina atrai o macho e este monta na jabota, perturbando-a.

É importante que a terra não seja muito úmida pois pode apodrecer os ovos, e ainda é preferível que seja arenosa para facilitar a cavação.

Depois que os ovos já foram botados, é importante a retirada dos jabutis daquela área, pois se eles ficarem caminhando muito sobre a terra pode compactar o solo dificultando a saída dos filhotes.

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

A incubação dos ovos e o uso da incubadora

  1. A incubação dura entre de 6 a 9 meses (24 a 36 semanas) nascendo em média de 1 a 10 jabutis.
    Para os jabutis terem mais chances de nascerem é recomendável que se faça o uso de uma incubadora, pois nem todo o local oferece as condições necessárias.
  2. Para desencavar os ovos e colocá-los na incubadora é necessário que não mude os ovos de posição, uma dica é com o lápis marcar um “X” em cima para se orientar melhor, pois se ovos forem virados é possível que o filhote dentro dele morra, por que eles não possuem os mesmos mecanismos de proteção interna como o das aves.
  3. Para os ovos serem fecundados eles tem que estar à uma temperatura média de 27 graus Celsius.
  4. A altura ideal de uma incubadora é aproximadamente de 40 cm, uma boa é fazer uma incubadora com um aquário desta mesma altura, contendo uma lâmina de água de 8 cm, e pondo uma rede para por os ovos com uma distância de 2 cm da água.
  5. A incubadora deve estar sempre fechada.
  6. A água então deve estar sempre a 28 graus Celsius, nestas condições dos ovos fecundados nascerão filhotes.
Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

É possível o cruzamento entre Tinga e Piranga?

Sim, é o intercruzamento entre as duas espécies de tartarugas terrestres brasileiras, gerando um animal híbrido que possuí grande possibilidade de ser estéril, ou seja, de não conseguir se reproduzir.

Geralmente vivem menos, pois não são saudáveis, sendo assim recomendável que se evite o cruzamento entre elas mesmo que por sua mistura, os jabutis híbridos apresentam características físicas únicas e se tornam ainda mais exóticos e interessantes aos olhos de muitos.

As principais subespécies de Jabutis

O jabuti Piranga tem várias subespécies, cada uma com suas características únicas, umas menores, outra maiores, umas que vivem mais, outras menos, uma com uma tonalidade outras com outras…

As principais subespécies são:

  1. Jabuti Piranga de cabeça e pés vermelhos (ou jabuti piranga clássico).
  2. Jabuti Piranga de cabeça amarela e pés vermelhos.
  3. Jabuti Piranga Amarelo.
  4. Jabuti Piranga de Granada
  5. Jabuti Piranga de Cabeça de cereja.
  6. Jabuti Piranga Branco.
  7. Jabuti Piranga Mel.
  8. Jabuti Piranga Vermelho.
  9. Jabuti Piranga Preto.
  10. Jabuti Piranga de Carapaça cinza.
  11. Jabuti Piranga Albino.
  12. Jabuti Piranga híbrido com Jabuti Tinga (uma mistura das duas espécies de jabuti).
Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Os principais predadores do Jabuti na natureza

Em cativeiro os Jabutis podem chegar e até mesmo ultrapassar a marca dos 100 anos de idade, mas na natureza essa história é bem diferente, tendo sua expectativa de vida na casa dos meros 30 anos, e o motivo principal se deve ao fato do enorme número de predadores que possuem, iniciando pelos ovos e depois na fase adulta.

  1. Raposa
  2. Teiús
  3. Cachorro
  4. Sarigue
  5. Ratos

Deve haver cuidado também em cativeiro quando o tutor possui outros animais como cães e gatos, e os deixam juntos aos jabutis, podendo causar através de brincadeiras ou até ataques, lesões graves ou até a morte dos mesmos.

Como diferenciar o sexo dos Jabutis?

Essa é uma dúvida presente na hora de adquirir um filhote, mas não é possível escolher, uma vez que a única forma de identificar o sexo antes da fase adulta é através de um exame laboratorial.

Na fase adulta é possível observar o plastrão que é a parte inferior do casco, onde no macho será côncavo para possibilitar sua subida sobre a fêmea na hora da copulação, já o plastrão da fêmea é liso.

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Cardápio semanal para uma alimentação e dieta saudáveis

  1. Segunda-feira: banho morno e depois: folhas verdes (Brócolis, Agrião, Rúcula, Radite, Dente de leão, Folhas de amora, Flores de hibisco gigante, brotos de feijão (cultive em casa).
  2. Terça-feira: folhas verdes (Brócolis, Agrião, Rúcula, Radite, Dente – de – leão, Folhas de amora, Flores de hibisco gigante, Brotos de feijão (cultive em casa).
  3. Quarta-feira: banho morno e depois: Cenoura ralada, Beterraba ralada, Abóbora cozida, Batata doce cozida
  4. Quinta-feira: folhas verdes (Brócolis, Agrião, Rúcula, Dente – de – leão, Folhas de amora, Flores de hibisco gigante, Brotos de feijão (cultive em casa).
  5. Sexta-feira: banho morno e depois: ração para tigre d’água da marca SERA baby umedecida à vontade.
  6. Sábado: folhas verdes (Brócolis, Agrião, Rúcula, Radite, Dente–de–leão, Folhas de amora, Flores de hibisco gigante, Brotos de feijão (cultive em casa).
  7. Domingo: Ração da marca SERA baby para tigredagua ( uma colher de chá), misturada em uma destas frutas picadas: Manga, Goiaba, Amora, acerola, Pitanga, Mamão papaya.

Osso de sibá: um complemento alimentar para obtenção de cálcio

O osso de Sibá é um osso retirado de moluscos e por isso muito rico em cálcio. Esse pode e deve estar disponível a seu jabuti para quando ele sentir necessidade poder consumi-lo a fim de obter o cálcio necessário para seu desenvolvimento.

É muito importante que todos os jabutis tenham acesso a quantidade adequada de vitaminas e minerais, principalmente na fase de crescimento, se houver falta, eles podem ficar com doenças e sérias deformações nos ossos e no casco.

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

O terrário ideal

O seu jabuti pode viver no quintal ou no jardim de sua casa, pois estes oferecem um grande espaço, mas isso só poderá ser feito, depois que os animais tiverem entre um e três meses.
Ainda você deve oferecer ao Jabuti algum abrigo para ele passar as noites, ou terá que recolhe-lo toda noite para não passar frio.

Outra opção é manter o seu jabuti em um terrário, que deve estar sempre de 26 graus Celsius à 30 graus e ficar de 70% à 85% de umidade no ar.

O tamanho ideal para o terrário do seu Jabuti:

  1. Para 1 ou 2 jabutis, o comprimento do terrário deve ser de no mínimo 8 vezes o comprimento da carapaça do animal (o maior dos dois), a largura do terrário deve ser de no mínimo 4 vezes comprimento da carapaça. Em relação a altura, no mínimo 2 vezes o comprimento da carapaça do jabuti.
  2. Para 3 ou 4 jabutis: aumenta-se os valores em 10% para cada animal a mais.
  3. Para 5 em diante: aumenta-se 20 % para cada animal a mais.

Uma dica para um terrário barato é comprar uma piscina de 1000 litros infantil, e por algum substrato, já que o forro da piscina é muito liso.

Qual o solo ideal para as jabutis?

Este é um item de grande importância, que poucas pessoas dão atenção, para manter o seu jabuti saudável é necessário que o piso não seja muito liso nem escorregadio, como a cerâmica, pois estes causam danos a locomoção do animal, que fica rastejando, e se estiver em fase de crescimento os danos causados pelo chão liso, o jabuti poderá ter problemas irreparáveis em sua estrutura física e assim atrapalhar sua locomoção e desenvolvimento, causando dores e dificuldades ao animal.

Um solo áspero também é problema, como o cimento, pois este causa atrito no plastrão do jabuti e se estiverem em período de reprodução, o macho anda encaixado na fêmea, e deixa seu pênis em contato com o solo que se for solo abrasivo pode causar graves feridas.

Portanto o solo ideal seria a mistura de três medidas de terra argilosa para duas medidas de areia, e por um pouco de fibra de coco.

Há também quem escolha por carpete especial para répteis ou grama, o primeiro dos dois é a melhor opção, porém o seu jabuti não vai viver tão mal na grama.

Muita gente põe areia no terrário depois para os jabutis colocarem seus ovos lá, porém isso não é o ideal, juá que a areia pode ficar muito fria, e matar os jabutis que estão dentro dos ovos.

É importante saber também que o solo ideal para um jabuti filhote é diferente de um jabuti adulto, a melhor das hipóteses para colocar um jabuti filhote, é num solo de jornal amassado, assim o animal não escorregará, nem arranhará o seu casco, podendo se desenvolver da melhor maneira possível.

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

A temperatura ideal para o bem estar do seu jabuti

A temperatura do ambiente em que o jabuti vai viver é sempre importante, pois os jabutis são animais ectotérmicos, ou de sangue frio, isso quer dizer que eles regulam a temperatura do corpo conforme a do ambiente, assim se o terrário estiver frio, o animal vai sentir muito frio e pode pegar um resfriado ou até uma pneumonia.

Então o bom é manter a temperatura do terrário de 26º a 30º Celsius de dia e de 22º a 26º Celsius de noite, sendo interessante manter cada local do viveiro do quelônio, em uma temperatura para que ele possa escolher onde ficar.

Para regular a temperatura use termostatos, temporizadores e luzes de aquecimento e para medi-la use termômetros analógico ou digitais.

Luminosidade e acesso ao sol

É de extrema necessidade que seu jabuti tenha acesso ao sol todos os dias, um banho de luz solar de no mínimo uma hora é o mais indicado para sua saúde e bem estar.

Se isso não for possível, instale uma lâmpada no terrário, que emita raios UVB e UVA.

O melhor é instalar lâmpadas especiais para répteis, pois estas são mais confiáveis e seguras.

É importante que seu jabuti tenha acesso a esses raios, pois eles ativam a vitamina D absorvida na alimentação, e com falta dessa vitamina os jabutis ficam com deformações no casco e nos ossos, principalmente se estiver em fase de crescimento, isso é algo tão grave que causa dores e morte prematura aos jabutis, sendo essa doença chamada de DOM (doença óssea metabólica).

A importância da água

A água deve estar sempre disponível para seu Jabuti. É importante que a troque todos os dias, para que esteja sempre limpa.
Lembre-se se disponibilizar a água em um recipiente correto, sendo esse grande o suficiente para que o Jabuti possa entrar caso deseje, mas que não seja fundo já que o animal não sabe nadar e pode vir a se afogar.

A umidade faz bem e é necessária

O grau de umidade no ambiente do jabuti influi na saúde dele como na respiração e na troca de pele. A umidade ideal para ele viver saudável está em torno de 70% a 85%.

Para aumentá-la usam-se borrifadores, sprays manuais, gotejadores, piscinas para terrário, cascata artificial e nebulizadores.

E para verificar a umidade do terrário basta utilizar higrômetros que podem ser digitais ou analógicos.

Decoração e plantas

Para que seu jabuti se sinta confortável, coloque algumas plantas onde ele irá viver.

Entre as plantas que são boas para plantar: agrião, almeirão, chicória, rúcula, dente de leão…

São plantas que dão certo e o seu jabuti poderá comê-las quando ficar com vontade.

Ponha também rampas, túneis, pontes, pedras… para que ele possa se exercitar naturalmente

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Cuidado com as plantas venenosas para os jabutis

Existem plantas que são consideradas venenosas para os jabutis, portanto pedimos que evitem soltar seu jabuti onde se encontram estas espécies de plantas:

  1. Hortênsia
  2. Tabaco
  3. Beringela
  4. Abacate
  5. Pimentas
  6. Azaléa
  7. Tremoço
  8. Narciso
  9. Lírio do vale
  10. Dedaleiras
  11. Visco
  12. Rododendro
  13. Ruibarbo
  14. Heléboro

Os jabutis brasileiros hibernam?

Ao contrário do que muita gente pensa as espécies de jabutis brasileiros não hibernam. Sendo assim mantenha a temperatura, alimentação e umidade padronizada independente da época do ano, garantindo o bem estar do seu animal, e em caso de mudança no comportamento ou apresentando diferenças no dia a dia, consulte um veterinário de confiança, de preferência um especializado em animais exóticos.

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

As doenças mais comuns que ocorrem em jabutis

Se você alimentar, cuidar da umidade e temperatura certa, dar banho de sol e cuidar bem de seu jabuti será muito raro a presença de alguma doença nele.

Quando um Jabuti está em boa saúde ele come e bebe durante o dia (a não ser os filhotes), fica sempre ativo e alerta, tem um casco firme e uniforme, não apresenta secreções nos olhos e no nariz.

Os sinais de Doenças são: a perda de apetite, secreções nos olhos e no nariz, manter os olhos fechados, a não ser que esteja dormindo, chiado na respiração, muco bocal ou nasal, sonolência em excesso, manter a cabeça inclinada para cima, perda de peso e imobilidade.

As Doenças mais comuns são:

A pneumonia: É causada por o animal estar exposto em uma temperatura abaixo do ideal, e seus sintomas, são apresentar a cabeça constantemente elevada e por secreção nasal.
Desprendimento dos Escudos Córneos da Carapaça: Que é causado pelo excesso de umidade e deixa o osso exposto e acarreta infecções por fungos e bactérias.
Avitaminose: É causada pela má alimentação do Jabuti e pode causar raquitismo e inchaço do globo ocular.
Descalcificação e alteração do formato do casco: Ocorre por conta de uma iluminação incorreta.
Diarreias: Ocorre por conta do excesso de mamão e alface na alimentação dos jabutis.
Corrosão do Plastrão: Ocorre por conta de solos abrasivos (ásperos), e pode acarretar a infecções.
Descalcificação: Pode ocorrer por falta de vitamina D e causa tremedeiras, casco mole e impossibilidade de deslocamento.

Pode ocorrer também o prolápso do reto e do pênis, que ocorre no macho, ou a retenção dos ovos (nas fêmeas).
A falta de vitamina A, causa também olhos inchados e secreções, mas isso pode ser curado com uma dieta com bastante cenouras e suplemento vitamínico indicado por um veterinário qualificado.

Para evitar essas doenças, além das dicas já dadas, há cuidados básicos como o banho que é muito importante na higienização do animal.

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Dando banho no jabuti de maneira correta

Para seu jabuti viver limpo, dê-lhe um banho uma vez ao mês. Lembre-se de nunca usar nenhum tipo de produto para limpeza, pois estes são prejudiciais.

Encha uma bacia com água morna o suficiente para cobrir o plastrão e alguns centímetros da carapaça.

Deixe-o se hidratando por cerca de 15 minutos e então troque a água.

Para lavá-lo, pegue uma escova de dentes e esfregue-a delicadamente na carapaça toda, prestando atenção principalmente nas partes que acumulam muita sujeira: por baixo da carapaça e entre os escudos, assim como, todas as áreas da cabeça, ao redor das pernas e da cauda.

Faça o mesmo com pernas, pescoço e cauda. Tome cuidado com as áreas não cobertas por escamas, pois estas são mais sensíveis.
Repita o procedimento com o plastrão, com atenção entre os escudos.

Por fim, enxágue bem e não use nenhum produto como xampu, sabonete ou qualquer outra coisa.

Se você lavar seu jabuti mensalmente irá deixá-lo feliz, limpo e o ajudará a se manter saudável.

As unhas do Jabuti

As unhas do Jabuti crescem bastante, principalmente nos machos, e as vezes ficam grandes demais e podem acabar atrapalhando ou machucando o animal.

É de grande importância lembrar que não se deve cortar nem lixar sozinho, o melhor é levá-lo em um veterinário ou deixar que o jabuti gaste suas unhas naturalmente, pois esta é irrigada por vasos sanguíneos.

É importante saber que as unhas grandes dos jabutis possuem várias funcionalidades, como o comportamento de corte à fêmea, sendo assim um elemento envolvido na reprodução do animal.

Como ter um jabuti autorizado e legalizado pelo IBAMA?

Ter um Jabuti não autorizado pelo IBAMA é crime, se você for denunciado, será condenado à prisão sem direito à fiança, por tráfico de animais silvestres.

Para ter seu animal legalizado, você precisa da nota fiscal de compra expedida pelo comerciante ou criadouro autorizado com o número de registro junto ao IBAMA, número de emissão, valor, quantidade, determinação da espécie (nome vulgar e científico) e identificação individual do espécime comercializado (número do microchip implantado na pata esquerda do animal).

A nota fiscal, você só irá consegui-la se comprar o jabuti em um criadouro autorizado e legalizado ou de um revendedor do mesmo, ambos com a autorização do IBAMA.

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Filhotes de Jabuti Tinga e Piranga autorizados a venda

Comments (16)

  1. Katula
    jul 18, 2018

    Alguém pode me ajuda um assunto delicado sobre uma jabuti ?

  2. Angela sabino
    ago 10, 2018

    bom dia como faço pra compra um Jabuti legalizado? qual o valor?

    • admin
      ago 10, 2018

      Bom dia. Basta entrar em contato através do whatsapp. Clicando na imagem de compra espalhada pelo texto você cai direto em uma conversa com a gente. Até mais.

  3. out 26, 2018

    São muitos detalhes, achei muito importante, vou aos poucos organizar o terrário da minha jabuti. Agradeço pelas informações.

    • admin
      out 26, 2018

      Obrigado pelo comentário George, conte com a gente para auxiliá-lo se necessário. E em um futuro próximo, adquira a sua com o maior e melhor criador do Brasil, o Meu Filhote Br.

      Um abraço.

  4. Karina Tamires Samaniego
    out 30, 2018

    Gostaria de saber como faço para legalizar um jabuti?!

    • admin
      out 30, 2018

      Não há uma maneira. Você deve entregá-lo ao IBAMA e ele será destinado a um criadouro que poderá usá-lo para reprodução mas não poderá comercializá-lo.

      Adquirindo o animal de origem legal, ou seja, procedente de criadouros comerciais devidamente registrados junto ao Ibama como nós do Meu Filhote BR. A decisão em possuir em casa um animal silvestre deve levar em conta a responsabilidade no correto trato do animal, sobretudo oferecendo alimentação adequada, água de boa qualidade, cuidados veterinários e sanitários, abrigo e respeito a individualidade e as características da espécie. O mesmo vale para outros animais, sejam domésticos ou exóticos. O abandono de animais pelo homem tem causado muitos prejuízos à agricultura e à saúde publica, com grande ônus para o Estado.

      Você deve adquirir animais silvestres somente após ter se certificado que eles são procedentes de criadouros comerciais devidamente autorizados pelo IBAMA.

  5. Tina
    jan 31, 2020

    Amei as informações oferecidas, são muito esclarecedoras e me ajudaram bastante.

    • admin
      fev 5, 2020

      Ficamos felizes ao ler isso. O Meu Filhote BR não apenas cria e representa os melhores criadores do país, mas também contribui com conhecimento, visando condições melhores aos animais em seus novos lares.

  6. diogenesp14@gmail.com
    ago 18, 2021

    Boa tarde, como faço para comprar um Jabuti?

    • admin
      nov 1, 2021

      Entrando em contato com a gente pelo whatsapp no 319996001526

  7. TANIA MARIA GUIMARAES BITTENCOURT
    abr 21, 2022

    Boa tarde. O celular está errado. Tem 10 dígitos. Não consigo acessar vc.

  8. Sílvio Leossi
    jun 20, 2023

    Saudações.
    Estou pensando em comprar um Jabuti-tinga, talvez até um casal.
    Tenho um belo quintal gramado com boa área para eles, porém sou vizinho de uma floresta com presença de lagartos teiús, gambás e cobras.
    Isso seria um problema para os Jabutis?

    • admin
      jul 12, 2023

      Olá, como vai? Acredito que não. Fazendo o local e mantendo bem cuidado é tudo tranquilo, vai se sair bem.

Deixe uma resposta